Recados


Boa noite meus amigos, hoje estou aqui, para agradecer, a todos sem excepção, as mensagens e os gostos, que me enviaram, em resposta há minha partilha de ontem, se dizer, que fiquei muito surpreendida, talvez não esteja a ser sincera, eu sou uma pessoa optimista, embora lê-se algures por aqui, que os optimistas são apenas pessoas tolas, mas passe adiante, e quando decidi publicar esta história das alcunhas, pensei que ia ver se me enganava ou não, ao lançar o desafio aos mais novos, e sim senhor, não me enganei nem um pouco, e agora com todo o respeito por todos os amigos, vou ter uma palavrinha aos tais que têm idade de ser meus filhos. Todos vós me conhecem desde que nasceram, e quero dizer-vos que estou muito orgulhosa de saber, que ao contrário daquilo que os da minha idade por vezes pensam, eu sempre pensei, e continuo a pensar, que o futuro é vosso, não se pode passar a vida a dizer; no meu tempo, assim, no meu tempo assado. No meu tempo, eu fiz o mesmo que se faz hoje, a idade tudo faz, onde não há idade não há capacidade, os tempos eram mais rígidos, não havia diálogo, tudo era diferente, mas a vontade de fazer disparates era igual à de hoje. Fiquei muito feliz com as vossas respostas, confirmei, o que tinha pensado, afinal com muitos defeitos que os «turistas» apontam à nossa TERRA, ela é a melhor que pode haver para todos nós, e espero que o vosso amor por ela se mantenha, e se houver maneira de a poder valorizar, que todos vós, estejam sempre prontos a dizer presente.
Para todos vós jovens da nossa terra um grande beijinho de agradecimento da que será, sempre para vós a Ti Rosa do café.

Quero também agradecer aos muitos amigos que apesar de não terem nascido cá, aqui moram e são tão Povoenses como eu.

Agora ainda vou partilhar uns versos, que estavam junto com as alcunhas, e que eram os «recados» que a minha Mãe me dava, possivelmente, fui escrevê-los para não me esquecer, mas felizmente nunca os esqueci, e tentei toda a minha vida reger-me por eles, são os básicos daquela época, mas muito valiosos
para mim.
Minha Mãe cedo me disse
que temos que estar alerta
se formos bem-educados
há sempre uma porta aberta.
Falar bem a toda a gente
mas sem se deixar pisar
se nos faltam ao respeito
desprezo é resposta a dar.
Saber dizer obrigada
é também nosso dever
pois se não se sabe dar
menos sabe receber.
Não se deve ter vergonha
de desculpa se pedir
todos cometemos erros
há que saber corrigir.
Vamos ter em atenção
os doentes e os velhinhos
eles quase dão a vida
apenas por uns carinhos.
Para que todos se entendam
nem precisam ser amigos
se todos se respeitarem
basta serem conhecidos.
E por hoje já não vos maço mais, uma boa noite para todos, e um destes dias, faremos mais uma ronda pela nossa terra, um abraço e muito obrigada a todos os amigos.

Comentários

Mensagens populares