O pião


Hoje volto a trazer, uma folha do meu caderno de escola, e quanto mais remexo, mais vivas ficam as minhas memórias, parece até que foi ontem, mas se for preciso ,já não sei o que almocei há dois dias. Pois bem um dia depois de uma aula onde se falou de lengalengas, e o exemplo era aquela que toda a gente sabia, era não era, andava lavrando, um boi Carrapato e outro Calhandro, etc ,etc ,eu com a mania de escrever ,achei que tinha que fazer uma para mim ,e que fosse diferente. 
Não cheguei a saber se escrevi uma lengalenga ou não, mas a Professora achou graça, disse que estava muito bom, e eu fiquei toda contente, então hoje fica aqui a minha tentativa de escrever uma lengalenga.
O pião
A Tia Conceição deu um pião
ao meu irmão que se chama João.
e além do pião, vinha um cordão
para o meu irmão o lançar ao chão.
Mas o meu irmão, muito brincalhão
lançava-o para o chão
e com muito jeitinho apanhava-o com a mão.
Mas um belo dia o meu irmão João
lançou o pião, e em vez do chão
acertou no cão, que não mais parou
de fazer ão-ão
logo a minha Mãe cheia de razão
voltou a ralhar com o meu irmão João.
No recreio da escola meu irmão João
só queria mesmo jogar ao pião
e a professora já muito irritada.
Vai já lá para dentro
estudar a lição.
E eu já estou farta desta confusão
e de quem é a culpa?
voçês perguntarão, pois é
é da Tia Conceição
que deu o pião
ao meu irmão João .

Então é assim, não sei, se é lengalenga, mas já passei aqui um pouco do meu tempo sentada, porque andei todo o dia a apanhar ervas no quintal, já estava cansada, espero que se distraiam um pouco, com estas brincadeiras, que não fazem mal, a ninguém, e nos reportam aos nossos tempos de meninice. Para todos os amigos os meus votos de uma boa noite, com saúde e paz, e o meu obrigado pela vossa companhia.

Comentários

Mensagens populares