Feriados de 1961

Hoje ao pensar nos feriados, lembrei-me, de um trabalho de escola, durante umas férias da Páscoa, a professora, mandou-nos fazer um trabalho sobre os feriados, e eu como tinha muito tempo, fi-los em verso, estávamos no ano de mil, novecentos, e sessenta e um, mas não saiu tão bem, como eu pensava, no fim, depois desta trabalheira, ainda tive que passar para outra folha, só as datas, e o que representavam.

Feriados de 1961

Começou logo ao domingo
para se poder festejar
aí está o ano novo
acabado de chegar.

Chega agora o carnaval
para o povo ir reinar
à tarde vem cégadas
à noite vai-se dançar.

Vem a Sexta-feira Santa
e a Páscoa vem com ela
depois no outro domingo
é a festa da Pascoela.

Quinta-feira de Ascensão
eu sei que não é feriado
vamos apanhar a espiga
é um dia bem passado.

Dia de corpo de Deus
é um dia de ir rezar
cá por mim peço perdão
mas antes quero brincar.

Este é o dia de Camões
que foi um grande escritor
tem uns versos a falar
do gigante Adamastor.

Assunção de Nossa Senhora
é o dia quinze de Agosto
meu pai nasceu a catorze
é o dia que eu mais gosto.

Implantação da República
com esse não há enganos
é o melhor do calendário
é o dia dos meus anos.

Dia de todos os Santos,
este vem mesmo a calhar
vou pedir o pão por Deus
e à tarde vou brincar.

Restauração da República
chega a uma sexta-feira
bem podia ser na véspera
para eu ir à Malveira.

Imaculada Conceição,
também o dia da Mãe
que foi quem nos deu o ser
como ela não há ninguém.

Já chegamos ao Natal
estamos a terminar
venha o Menino Jesus,
com prendinhas para dar.

Espero que a professora
disto tudo vá gostar
vamos a ver se no fim
ainda vou ouvir ralhar.

Comentários

Mensagens populares