Dia do Trabalhador

Hoje por ser o primeiro dia de Maio, lembrei-me de falar numa tradição, que muitos jovens, certamente, nunca ouviram falar, diziam as pessoas mais antigas, que no dia de hoje, nos devíamos, levantar antes de o sol nascer, seria isso sinal, de termos saúde e boa cor, todo o ano, caso contrário, ficaríamos, amarelos, bacilentos até ao Maio seguinte, claro que são crendices, do povo, mas que nasceram por algum motivo, e o certo é que quem possa dar um passeio pelo campo, pode verificar que o amarelo, é realmente a cor predominante.

Vou partilhar duas quadras que me foram ensinadas, por minha Mãe, não sei quem foi o autor, sei apenas, que as aprendi, em miúda, e as escrevi, hoje sobem à cena.

Para não ficares amarelo

não deixes o Maio «entrar»
ou levantas-te bem cedo
ou não te chegues a deitar.
não podes ser descuidado
se deixas o Maio «entrar»
todo o ano és «desmaiado»
desde manhã ao sol-pôr
sete dias na semana
vida de trabalhador.
nem a dar opinião
precisa de ter trabalho
para ganhar o seu pão.
logo a renda é descontada
trabalha de noite e dia
não recebe quase nada.
e nem sequer sentir dor
quanto sal das suas lágrimas
se misturam no suor.
que a ele é dedicado
uma esperança no futuro
mas sem esquecer o passado.
já fez rir, já fez chorar
no rosto de quem pensou
nunca esse dia chegar.
e assistir a esta vitória
por muitos anos que viva
não mais lhe sai da memória.

Para teres sempre boa cor

Agora vou “cortar a água para outro girão” isto era o termo usado antigamente, quando se queria mudar o rumo de uma conversa, tenho que ir lembrando, estes termos, para que não fiquem completamente esquecidos, pode ser que os mais novos achem graça e memorizem, faz parte da nossa vida de Saloios.

Vou falar de um assunto, mas aviso já que não percebo, nem quero perceber, nada de politica, nem respondo a comentários, sobre tal assunto, a politica, que aprendi com os meus pais, e que mantenho até hoje é, trabalhar de dia para comer à noite, e felizmente tem resultado. Mas vou partilhar uns versos, que fiz exclusivamente, dedicados ao meu pai, poucos dias após, o primeiro de Maio de 1974,que foi para mim, um dia inesquecível, marcou-me profundamente, ver todo aquele povo finalmente a poder festejar em liberdade o dia do trabalhador, e vi como o meu pai riu, e chorou, ao ver aquelas imagens, percebi perfeitamente o que ele estava a sentir, escrevi então estas linhas para ele, que não sabia ler, mas que as ouviu, lidas pela minha mãe, o meu obrigada aos pais maravilhosos, que fizeram de mim o que sou hoje, com defeitos claro, mas com muito orgulho nas minhas raízes.

Dia do trabalhador

Cava para cima dos pés

Não tem direito a falar

Se a casa é do patrão

Não pode ficar doente

Mas eis que chegou o dia

Dia do trabalhador

Toda a vida a trabalhar

Rosa Borges Simões.

Aqui fica por hoje o meu «trabalho “desejando a todos vós, um bom resto de feriado, e o meu obrigado, pela vossa companhia, Bem Hajam.

 

Comentários

Mensagens populares