A Lenda da Póvoa da Galega

 A lenda da Póvoa da Galega

Há dias uma menina (talvez por saber do meu gosto em recordar o passado) perguntou-me se eu sabia a origem do nome da Póvoa da Galega. Bem, tenho já uns anitos bons mas não tantos que me permitam saber com exactidão como é que a minha terra foi baptizada, nem quem foram os padrinhos, apenas sei o que quase todos os Povoenses sabem, a tal lenda da Galega, mas nem de propósito uma entidade bancária decidiu fazer calendários com as lendas do concelho, boa ideia, e afinal é a mesma versão que eu ouvi desde o tempo do meu avô, portanto até que surja uma nova, posso partilhar a minha, e aviso já que só aceito reclamações por escrito, carta registada com aviso de recepção.

 

A lenda da Póvoa da Galega.

 

Eu não sei se é verdade
Foi o que eu ouvi dizer
Que o nome da minha Terra
Desta história foi nascer.

Conta a lenda que uma Galega
Que andava a passear
Se apaixonou por esta terra
E aqui decidiu ficar

Diz que Póvoa é terra baixa
Bastou só acrescentar
O nome da linda Galega
Para a terra assim se chamar

Por ser tão bela a Galega
Causava admiração
De longe vinham os jovens
Que queriam seu coração.

Foi então um Joaquim
Que seu amor conquistou
Casaram para serem felizes
A família se formou.

Um dia em parto difícil
Pediu ajuda para o céu
Senhora do Bom Sucesso.
Diz que foi quem lhe valeu.

Ergueu-lhe uma capelinha
Por ser sua protectora
Hoje toda a gente sabe
Que Ela é Nossa Senhora.

Toda a lenda é a mistura
Da verdade com mentira
O amor à minha Terra
Esse a mim.....ninguém mo tira.

Pois ainda me falta saber, porque carga de água a Galega veio da Galiza até aqui, possivelmente vinha à procura do que encontrou por cá, talvez carinho e amor, e outra coisa que me faz confusão, porque razão não falamos espanhol em vez de saloiês?

Boa noite minha amiga, está quase vencido mais um dia das nossas vidas. Aproveitem o melhor possível todos os momentos de paz e carinho, a vida troca-nos as voltas de um minuto para o outro. Muito obrigada pela vossa companhia. Bem Hajam.

 

Comentários

Mensagens populares