Os Ratos do Convento

Todos nós «da minha geração» crescemos a ouvir falar de lendas, mitos, bruxarias... e uma história que se ouvia falar muito era dos ratos no Convento de Mafra. Isto vem a propósito porque no passado sábado, quanto decorria o concerto lá, apareceu perto de mim e dos amigos com quem estava, um senhor«iluminado» que começou a falar dos tais ratos, que eram tamanho de coelhos, que tinham comido um soldado, enfim, um sem número de comentários que não faziam sentido, mas o pior é que o tal senhor entendia que quem o ouvia tinha que lhe responder e dar razão. Eu por mim dei-lhe apenas as costas. Uma amiga minha ainda tentou convencer o senhor a calar-se, mas foi tempo perdido, e com aquela conversa toda lembrei-me de uns versos que tinha feito sobre isso.

Os Ratos do Convento

Hoje tenho que ir a Mafra
e as dúvidas vou tirar
diz que há lá ratos aos montes
e eu quero confirmar.

Há muito que ouço dizer
mas não sei se são boatos
que as fundações do Convento
estão minadinhas de ratos.

Andei para cima e para baixo
e ratos não encontrei
fui à cozinha, à despensa
e até ao quarto de rei.

O que vi foi muitos cornos
muito animal inocente
mortos às mãos do prazer
de quem se diz boa gente.

Como não encontrei ratos
meu recado fui fazer
pois tinha que ir às finanças
um assunto resolver.

Para meu espanto afinal
por lá é que havia ratos
sem bigodes, de gravata
metidos em belos fatos.

Não estou a exagerar
nem pensem que é brincadeira
se me descuido um bocado
vinha de lá sem carteira.

Ainda fui a outro lado
uma licença pagar
e sem ir a pensar nisso
mais ratos fui encontrar.

Por lá até eram mais
eram ratos e ratinhos
alguns até baptizados
diz que têm bons «padrinhos».

Afinal havia ratos
mas era no sítio errado
só não os há no Convento
de resto é por todo o lado.

E por agora termino
não posso mais passear
para sustentar tanto rato
alguém tem que trabalhar.

Entre passarões e ratos
é assim nosso viver
basta um pequeno descuido
não se ganha para comer.


Rosa Borges Simões

Agora que Mafra foi premiada e eu estou muito orgulhosa por isso, Mafra merece, e todos nós merecemos, espero que se acabe de vez com esta «rataria» toda, dentro e fora do Convento.


Comentários

Mensagens populares