DESCULPA - Uma palavra simples

 Mais um domingo que acaba, uma nova semana de trabalho está à porta.

Eu com saudades do tempo em que não tinha tempo para mais nada que não fosse o trabalho.

Mas a vida é isto mesmo, tenho que dar lugar aos mais novos, vou fazendo o que posso enquanto vou recordando o que passou e me marcou.

Há dias numa troca de conversa com uma pessoa amiga, entre outros assuntos, disse-me que em vinte e um anos de vida partilhada, nunca ouviu da parte da pessoa com quem vive um pedido de desculpa.

Isto acontece tanto da parte masculina como da feminina, daí eu nem sequer dizer a qual dos género me estou a referir.

Depois de trocarmos as nossas impressões, não sei se a nossa conversa lhe serviu de bálsamo ou não.

Ao afastar-me lembrei-me de mais um episódio do "café".

Uma noite estavam três clientes a jogar às cartas e no meio de umas conversas mais azedas estalou a confusão e perdeu-se o controle da situação, que foi provocada apenas por um deles.

 Quando vi que era demais, acabei por tomar a rédea da contenda dei um murro na mesa e gritei como nunca tinha feito na minha vida.

O café estava cheio, e tudo "gelou" há minha volta, eu perguntei, será que não tenho direito de pela primeira vez na minha vida dar um murro e gritar com vinte homens?

Gritei até me cansar e dizer o que era preciso ser dito, os três clientes saíram, percebi logo que dois deles não tinham sido culpados e certamente nunca mais iriam olhar para mim, eram vinte e duas horas, chovia a potes, peguei num chapéu-de-chuva e caminhei cerca de oitocentos metros e, fui bater à porta de ambos para lhes pedir desculpa, entenderam, no outro dia estavam no café, nunca mais existiram problemas entre nós.

Isto não é para que eu sirva de exemplo, nada disso, longe de mim esse pensamento, sei que não sou exemplo para ninguém.

É apenas para mostrar, que as desculpas são mesmo para evitar.

Mas se não se consegue evitar, é sempre muito compensador se tivermos coragem para reconhecer o mal que se fez.

Ficarmos bem com a nossa consciência é algo que não tem preço, o certo é que aprendi ao longo da vida que realmente, desculpa, é uma palavra muito difícil de soletrar.


Será que pedir desculpa é algo do outro mundo?
Será que não se encontra força
Lá na nossa consciência.
Muito, muito arrumadinha
Nem que seja lá no fundo
São oito letras apenas
Qual é a dificuldade?
Fiz as contas, percebi
Apenas mais uma letra
Do que a palavra maldade
É melhor não fazer mal
Mas se não se evitou
Se o controle se perdeu
E o pior aconteceu
Basta só uma palavra
Dita com sinceridade
E tudo volta ao normal
Basta só uma palavra
Para a diferença marcar
Numa distância abismal
Que separa o bem do mal
Ou mesmo o rir do chorar
É uma palavra apenas
Mas que dita sem tremor
Evita tanta amargura
Alivia tanta dor
É UMA PALAVRA APENAS.









Comentários

Mensagens populares