Dia da Espiga


Quem é que hoje já foi apanhar a espiga? Quem é que já guardou um pão? Pois é, isto é uma tradição aqui na minha terra, para os amigos de longe e que não a conhecem vou tentar explicar, mas note-se que tal como se diz, quando não se tem a certeza do assunto, o que eu digo não se escreve, agora neste caso o que eu escrevo não quer dizer que esteja certo, limito-me ao que aprendi com a minha Mãe que decerto aprendeu com a minha avó, isto das tradições é quase como o bacalhau, mil e uma maneira de se apresentar, hoje dão - se várias versões da espiga até já vi uma que tinha uma orquídea, portanto cada um é como cada qual. 
Pois bem a minha espiga compõe - se por três espigas que representam o pão, três malquereres que representam o sol, três papoulas que representam o sangue da vida e três trancos (três pontinhas de um galho)  de oliveira que representam a luz e o tempero. O pão que se guarda era uma crendice, asseguravam os mais velhos que o pão guardado na quinta-feira da espiga, nunca ganhava bolor e que nunca haveria fome na casa de quem o guardava com esperança, a foto que vos mostro é de um pão que está embrulhado neste guardanapo há 46 anos. 

Quando me casei a minha Mãe avisou-me para eu guardar o pão, na brincadeira disse-lhe, não se preocupe que guardar nesse dia ou noutro é igual, então na quinta-feira da espiga lá estava o pão embrulhado no guardanapo com receio de que eu não o tivesse feito. Aqui está depois de todos estes anos, e hoje ao mexer-lhe para tirar a foto posso garantir - vos que senti a delicadeza das mãos da minha Mãe naquele guardanapo e naquele pãozinho, parece mentira? Pode parecer, mas o coração não me engana, e na vida nem tudo se consegue explicar, por mais que se queira. Era Ela que me dizia quando por vezes eu lhe fazia perguntas difíceis, olha filha, a vida é para viver, não é para entender.


Agora vamos ao princípio, fui apanhar a espiga com os netos e o Adamastor e a minha Póvoa estava linda, vista lá do alto da Fonte do Ouro. Uma boa tarde para todos.
Que o sol brilhe para todos vós que a esperança vos acompanhe.
Muito obrigada pela vossa companhia. Bem Hajam.






Comentários

Mensagens populares