Tradição e crendice

Dizem os "entendidos" que quando as pessoas começam a falar muito no passado, é sinal de velhice.

Pronto, eu estou a ficar "velhota", mas não é só isso.

Dou por mim, muitas vezes aqui sozinha com os meus botões, a lembrar - me de histórias do passado que gostava de contar aos mais novos.

Não que isso lhes acrescente alguma coisa às suas vidas, mas pelo menos ficam com uma ténue ideia da vida dos seus antepassados.

Mas o assunto que vem hoje à "baila" foi provocado pela pergunta que uma senhora ontem me fez.

Numa publicação falei na Senhora do Bom Sucesso, a nossa padroeira e sobre a lenda que a considera a Santa Parteira.

O que julgo que poucas pessoas sabem (pelo menos os mais novos) é que não está muito longínqua a tradição ou crendice, de se utilizar o manto da Santa na hora do parto.

Sabiam?

Como sabem os partos, normalmente eram em casa e sempre existiram por cá umas Senhoras que eram consideradas "parteiras", eu ainda me recordo muito bem da Ti Romana costureira e da Ti Bom Sucesso serem chamadas para ajudar nos partos, estas duas foram talvez (se não estou em erro) as últimas "parteiras" da minha terra.

Voltando ao manto, diziam as pessoas mais velhas que sempre que uma parturiente estava com dificuldade em dar à luz, alguém idóneo iria buscar o manto da Senhora do Bom Sucesso, que seria colocado sobre a sua barriga, depois crendice ou fé, normalmente o parto era abençoado, a mãe ficava bem e a criança nascia sã e escorreita.

 Os tempos mudam, os hábitos também, mas ainda vos digo "mais uma" no dia em que a minha Sara nasceu (que acabou por ser dentro da ambulância) eu estive cinco horas à espera dos Bombeiros para ir para a maternidade (quando chegou já trazia um miúdo com um braço partido, para numa cajadada matar dois coelhos) e nessas horas de espera além do pai estava a minha Mãe e a Ti Bom Sucesso que a certa altura com a sua enorme vontade de ajudar, com um carinho do tamanho do mundo e um sorriso brejeiro se virou para mim e disse: queres ver que tenho que ir buscar o manto da Santa para te ajudar a parir.

Então qual foi a pergunta da tal senhora?

Sendo conhecedora da lenda, queria saber se presentemente alguma parturiente da nossa terra, decidisse fazer o seu parto em casa e pedisse aos responsáveis da nossa Capela para lhe emprestar o manto, se tal seria possível.

Com muita pena minha, não lhe soube responder, mas fiquei a pensar no assunto.

Numa altura em que tanto se fala em "rebuscar" as nossas tradições, fico a pensar que realmente mudam-se os tempos e mudam-se as vontades.

Recordo as duas imagens da nossa padroeira com os seus mantos, os seus laços, o seu ouro.

Claro que sei que a Capela foi assaltada, que levaram peças valiosas e que hoje todos os cuidados são poucos, mas que sinto uma certa nostalgia ao comparar as imagens ao natural e vestidas, isso não posso negar.

Saudades?

Não, são apenas doces memórias.

Agora aqui vos deixo duas quadras que eu conheci escritas pela minha avó paterna mas que não sei se são da sua autoria, e que segundo ela dizia eram proferidas no acto da colocação do manto na barriga da mulher que estava a parir (o termo que era aplicado na época).

 

Senhora do Bom Sucesso te acuda
Faça a hora pequenina
Que nasça abençoado
Seja menino ou menina

 

Com este manto te cubro
Com ele vais dar à luz
Senhora do Bom Sucesso te abençoe
Padre-nosso, Amém Jesus.

 

Depois de tudo isto, vou pedir a vossa opinião para a pergunta que a senhora ontem me fez.

Consideram que se por ventura alguma parturiente decidisse fazer o parto em casa e pedisse o manto para abençoar a sua hora, lhe devia ser facultado ou não?


Comentários

Mensagens populares