Resistir ou Desistir

 

Hoje alterei a minha hora do recreio.

 É verdade, não costumo estar por aqui a esta hora, mas um dia não são dias.

Estava a fazer um trabalho e fui interrompida por um amigo que me pediu para ligar à sua mãe, na tentativa de a animar porque está a passar um momento menos bom, eu assim fiz e depois de uma longa conversa, e de lhe pedir autorização, vou partilhar convosco o modo como começou a nossa amizade" quase improvável"

O marido desta senhora era cliente do meu café, desde os nossos primeiros dias, adorava o nosso café, e quando uma vez por outra passava com a esposa queria que ela tomasse um café com ele, depois de muita insistência lá se resolveu um dia a sair do carro e entrar no café, o marido muito satisfeito a fazer as apresentações e a senhora olhou para mim muito séria e disse-me: ainda gostava de saber por que razão é que passando por tantos cafés, ele tem que vir aqui parar numa terra que cheira tão mal, o café é muito bom mas não merece o sacrifício de gramar este cheiro, para quem não sabe a Póvoa com tantos matadouros era conhecida pelo mau cheiro. Não precisei de responder, o marido respondeu-lhe: primeiro comecei a parar aqui porque nos vinte km que faço entre a casa e o trabalho, este é o único a estar aberto às cinco e meia da manhã, depois porque gosto muito do café, a seguir porque me apaixonei pelos donos, devido à maneira que sou recebido. Foi engraçado ver a cara da senhora, não sei o que pensou no momento mas passou a vir mais vezes tomar o cafezinho até mesmo ao fim de semana.

 Aos poucos o que parecia ser um frete, com um ou dois dedos de conversa passou a ser o início de uma grande amizade que ainda se mantém.

Uma altura em que a senhora enfrentou um problema muito grave na sua vida, veio passar uma tarde de domingo comigo e ficou muito aliviada por perceber que eu a entendia e que estava disposta a ouvi-la sempre que fosse necessário. Foi a rampa de lançamento para longas horas de conversa que se mantiveram ao longo de trinta e tal anos.

De tal modo que os filhos diziam que os problemas da mãe se resolviam quando ela falava comigo. Claro que não era verdade e por vezes por mais que se tente dar uma palavra de conforto, nem sempre se consegue que resulte.

Está neste momento a passar por uma fase menos boa e o filho ligou-me e, porque é uma pessoa muito positiva e tenta sempre ver o lado menos mau do assunto, com uma graça que me deixou a rir perguntou-me: Dona Rosa preciso de saber se faz consultas presenciais, por videoconferência ou só pelo telefone. Fiquei uma hora ao telefone com a minha amiga, espero ter ajudado alguma coisa.

 Nem todos temos a mesma força de vontade para resistir aos problemas e não desistir da vida, por vezes precisamos de ouvir da boca dos outros aquilo que o nosso coração nos devia dizer, hoje consegui conversar com esta amiga e tentei falar-lhe ao mais profundo do seu sentimento, em nome no esposo que já partiu, que nos deixou tão boas recordações, em nome dos filhos e netos que a adoram e querem vê-la no seu melhor, nem que seja a resmungar como fazia quando não queria provar o meu café, que afinal, segundo diz, foi milagroso, mas não era, era apenas Sical.

Os milagres acontecem todos os dias dentro de nós, se estivermos dispostos a aceitar o que a vida nos manda. Está a ouvir Menina Maria Júlia? E, já agora quem é que tirou esta foto há muitos anos, à Ti Rosa do café, para mostrar ao Jorginho quem é que aturava as "madurezas" da sua mãe?

Agora para acabar, algo que escrevi, numa altura em que à falta de ter quem me ouvisse, desabafava com o meu velho caderno, era ele o meu confidente, o mais leal que podia ter encontrado, sempre guardou os meus desabafos e nunca me contrariou.

 


Resistir ou desistir
Não é fácil a opção
Apenas mais uma letra.
Que a palavra coração
Esse mesmo coração
Que é o meu companheiro
Já percebi que por vezes
Ele quer mas não consegue
Ser o melhor conselheiro
Certos dias já não sei
Se um conselho lhe peça
Acabo por desistir
E perguntar à cabeça
Mas se acaso resisto, insisto
E pergunto ao coração
Ele deixa-me a tremer
Eu que ache a solução
Desistir perante a dor, não
Não vou ficar em favor
Se para mim é destinada
Nem que seja amordaçada
É minha?
Sofro-a eu
Desistir de ser feliz
Só porque outro alguém me diz
Que não é este o caminho, não
Não vou desistir
Podes tu seguir sozinho
Resistir ao temporal
Às saudades, aos tormentos
Conseguir manter a força
Arranjar novos alentos
Afinal, desistir
Não é palavra para mim
Nem sequer a aprendi
Não está no meu dicionário
E até prova em contrário
Vou tentar não aprender
Enfrentar o que vier
Seja boa ou má sorte
Não penso sequer na morte
Está certa
Mas quando chegar
Vai ter mesmo que teimar
Porque de boa vontade
Eu não me vou entregar

 

E pronto meus amigos, uns momentos em exclusivo ao telefone com a minha amiga, e estes momentos com todos vós, assim se vai passando a vida e mais um dia se aproxima do fim.

São estes momentos que me ajudam a viver e cada dia que passa, tento sempre agradecer à vida o privilegio de conseguir manter as amizades que se foram contruindo ao longo de todos estes anos. Muito obrigada a todos vós, meus amigos a vida sem a vossa companhia não era igual.

Comentários

Mensagens populares