São João

Estamos perto do São João, lembrei-me de partilhar, uma paródia feita numa altura em que veio morar para perto do café, um senhor que tinha um nome tão esquisito, que nunca foi chamado por ele, mas oficialmente, tinha que responder, na época ainda não havia nomes nas ruas, e então deu-me um papel com o nome, para eu saber dizer ao carteiro, eu perguntei-lhe de onde vinha o nome. Ele riu-se e disse que tinha um tio que era padre e o padrinho era o São João, mas que nunca percebeu a razão dos pais terem escolhido o nome. Ficamos entendidos, e logo pensei em fazer uns versos ao São João, brincando com ele e com os nomes mais estranhos, entretanto fui ler a vida do santo e fiquei chocada, por saber, que por ter falado a verdade a Herodes, foi decapitado, e a sua cabeça servida em salva de prata a uma dama, realmente há mulheres muito mázinhas. Quase ia desistindo, mas também já passou tanto tempo, não consigo mudar a história, portanto fiz a paródia na mesma, até porque é o santo que eu mais gosto, pelo nome, claro.

São João


É noite de São João
um santinho bem porreiro
tem um cajado na mão
e aos seus pés um cordeiro.
 
Começou por ser pastor
gostava de guardar gado
mas foi prégar para o deserto
tinha o destino marcado.
 
Foste prégar para o deserto
não chegas-te a aprender
já nesse tempo as verdades
não eram para dizer.
 
Mas chega de coisas sérias
é noite de reinação
vou fazer uma paródia
ao meu rico São João.
 
Diz que fazes baptizados
e tens afilhados teus
mas escolhes cada nome
que é de bradar aos céus.
 
Adriático Ligúrio
até parece pecado
toda a vida Manuel.
foi assim que foi chamado.
 
Conheci uma Beleza
mais feia do que um trovão
e conheci um Mau-Mau
que tinha bom coração.
 
Diz-me lá se Horinando
é um nome que se ponha
e outro que é Libertino
só lembra pouca vergonha.
 
Não sei de onde saiu
mas vou-te dar um conselho
não ponhas a mais ninguém
este nome de Merrelho.
 
Ouvi por aí um zum-zum
«não é que eu seja de intrigas»
diz que o São João no escuro
vai brincar com as raparigas.
 
Acho que faz muito bem
hoje tem que aproveitar
amanhã já acabou
só para o ano vai voltar.
 
De levar com o alho-porro
São João já está cansado
vai apanhar um balão
e voar para outro lado.

Estes nomes são verdadeiros. Na altura consegui arranjar uma lista dos nomes autorizados no nosso país, e fiquei deveras admirada, com nomes tão estranhos, daí naturalmente existir tantas alcunhas, mal por mal, algumas são mais engraçadas, que os nomes verdadeiros.

 

Comentários

Mensagens populares