Dia da Espiga


        Treze de Maio. Dia de Nossa Senhora de Fátima. Quinta feira de Ascensão, dia da espiga. Dia de manter a tradição. Uma tradição que não sei de onde vem, nem onde se festeja, mas na zona saloia ainda se vai mantendo. Além de se apanhar a espiga existe outra que os mais novos já vão desconhecendo, por culpa talvez dos mais velhos que não lhes transmitem esses conhecimentos.

Pois é, hoje é dia de se guardar um pãozinho religiosamente, para que não nos falte comida durante o ano todo. Isto foi-me transmitido pela minha Mãe que já aprendera com a minha avó. O certo é que na primeira quinta-feira da espiga que passei na minha casa, a minha Mãe lá me ofereceu o pãozinho, que seria para comer no ano seguinte, mas não o comi, guardei-o até hoje, nos anos seguintes mantive a tradição, mas o primeiro ficou como relíquia, também tinha curiosidade em ver até onde é que ele se mantinha. Afinal já percebi que vai durar mais do que eu, aqui está com um belo aspecto. Se não estivesse duro diria que tinha sido feito hoje. Hoje já cá tenho outro para guardar, oferta da Padaria de Montachique que faz questão de manter a tradição, este sim, se eu cá estiver, será comido daqui a um ano, mas também se eu "embarcar" entretanto, podem mandar os dois comigo que depois lá do outro lado tenho muito tempo para os comer, não se podem é esquecer de me mandar os dentes, sim porque agora têm a mania de não nos deixar levar as próteses dentárias, não sei por que carga de água, como é que vamos comer?

Como estão a ver, comecei tão bem e já estou a estragar a conversa. A vida não pode ser levada muito a sério. Gostei de partilhar convosco as tradições a que me habituei, se acredito nelas? Não está em causa, o importante é não me esquecer do que aprendi, mais lenda menos crença, assim se faz a história da nossa vida. Carinho e respeito por todos, isso sim, nunca nos devemos esquecer. Aqui vos deixo as fotos do meu pãozinho, embrulhado no mesmo guardanapo desde 1973.

Um bom dia para todos, quem puder que vá apanhar a espiga. Logo passo para conferir quem é que manteve a tradição. Até logo se Deus quiser. Saúde e paz para todos.



Comentários

Mensagens populares