Academia do bom gosto

O tempo de chuva, que faz tanta falta, a mim, troca-me as voltas, hoje queria ir apanhar o resto das ervas, como não posso, fui dar volta ao arquivo, das minhas memórias, encontrei uns versos, escritos nos meus tempos, de cozinheira, com saúde e bem-disposta, além de cozinhar, ainda fazia versos para a sobremesa, e sei que nenhum dos protagonistas se vão melindrar com esta publicação, infelizmente um deles já não está entre nós, e daqui a minha homenagem ao Grande amigo Manuel Ribeiro.

 


Academia do bom gosto

 

Foi a nove de Dezembro
que esta história começou
o Matos mais três amigos
nesta mesa se sentou.
 
O Isidoro o Luís
e ainda o Jorge do talho
gente alegre e bem disposta
que vive do seu trabalho.
 
Mas faltava qualquer coisa
neste convívio caseiro
e para ajudar o grupo
entrou o Manuel Ribeiro.
 
Mas a mesa era de seis
e sobrava um lugar
então entrou o Julinho
para meia dúzia completar.
 
Agora para este grupo
já não há mais inscrições
só se aceitam convidados
em especiais condições.
 
Mas não pensem meus amigos
que este grupo não têm lei
aqui impera o bom gosto
e o Bom Senso é o Rei.
 
Nesta mesa só se senta
a pessoa de bom gosto
para comer e beber
e estar sempre bem disposto.
 
Quem nesta mesa se senta
as regras vai respeitar
pois enquanto se comer
não se vai poder fumar.
 
Afinal bem pensando
só o Jorge é fumador
se for só um cigarrinho
façam lá esse favor.
 
Do bacalhau ao borrego
da mão de vaca à dobrada
já houve iscas e coelho
e ninguém rejeitou nada.
 
Bom apetite e bom proveito
eu vos quero desejar
e que nosso convívio
tenha pernas para andar.
 
Cada almoço é uma festa
que vai sempre melhorando
cada semana uma graça
que eu aqui vou apontando.
 
Um dia o amigo Jorge
em palestra acalorada
saiu-se com um palavrão
que ninguém percebeu nada.
 
Como ninguém percebeu
o que ele queria dizer
peguei no dicionário
p`ró dilema resolver .
 
Afinal o nosso amigo
provou que tinha saber
os sabores da sua terra
ele quis enaltecer.
 
Agora vou terminar
o assunto está resolvido
para a semana cá estaremos
para comer o cozido.
 
Parece-me que este grupo
não vai parar de crescer
juntaram-se mais dois amigos
que também querem comer.
 
Entrou o Francisco Ribeiro
que ao pai se quis juntar
e o Isidoro Duarte
que também queria pagar.
 
Na vida nada é eterno
tudo têm o seu final
o que começou tão bem
acabou mas não por mal.
 
Na saúde não se manda
mas como não sou esquecida
vou recordar estes momentos
que nos alegrava a vida.
 
Para todos eu desejo
Saúde e Felicidade
e recebam da Ti Rosa
um abraço de amizade.
 
 

Comentários

Mensagens populares