Sina dos homens


Hoje assisti a uma história de vida muito interessante que vou partilhar convosco. Ao conversar com uma senhora que brevemente completa 80 lindas primaveras, sabendo ela que eu tenho a mania de guardar tudo e mais alguma coisa, e porque adora tudo o que seja poesia, perguntou-me se por acaso eu tinha algum folheto, daqueles que eram vendidos nas feiras, pelos acordeonistas, que cantavam as histórias, para tentar vender os tais folhetos que, a maioria das vezes, eram histórias tristes, e inventadas para tocar o coração das pessoas. Eram as telenovelas da época. Ao dizer-lhe que tinha alguns, perguntou-me se tinha um que contava a história triste de um casal de namorados que eram a Rosinha e o João, por pura coincidência e sem ter nada a ver comigo. Eu até tenho o tal folheto, muito, mas muito velhinho. Amanhã lá irei com ele para a senhora ver, mas o interessante de tudo isto é que a dita senhora disse-me de cor todos os versos do folheto, que são nada mais, nem nada menos que vinte e quatro sextilhas. Depois de tudo isto, não resisto e vou partilhar uns versos, de um outro folheto, de 1962, que tem, entre Fados e Marchas, as Sinas.


Sina dos homens

O homem que nasce em Janeiro
escrito na mão já traz

mas é um rico rapaz 
não é um rapaz muito rico

O homem que nasce em Fevereiro
não é melhor do que ele
não quer mandar na mulher
quer que a mulher mande nele


E o que nascer em Março
é todo deste sistema
o vício que apenas tem
é gostar de ir ao cinema


O homem que nasce em Abril
é um bondoso marido
devia a mulher trazê-lo
numa redoma metido


O homem que nasce em Maio
traz esta sina marcada
trabalhar honradamente
para a mulher andar pintada


O homem que nasce em Junho
torna-se um pouco infeliz
em vez de vinho há comida
bebe água do chafariz


O homem que nasce em Julho
não tem mal que se lhe diga
não tem coragem sequer
para matar uma formiga


O homem que nasce em Agosto
andar sozinho não quer
para qualquer lado que vá
tem que levar a mulher


O que nascer em Setembro
é um grande camarada
passa o dia nas tabernas
e deita-se de madrugada


O homem que nasce em Outubro
não se mete com ninguém
aquilo que a mulher faça
para ele está sempre bem


O homem que nasce em Novembro
não tem nenhuma maldade
basta que até deixa andar
sua mulher à vontade


O homem que nasce em Dezembro
melhor não podia ser
chega do trabalho a casa
e ainda faz o comer

Comentários

Mensagens populares